
Naquele filme brega do Kevin Costner tem o momento clássico do “if you build it they will come” que sempre usei para acreditar que sites, blogs, etc que mantivessem um bom conteúdo e rotina por um longo prazo, eventualmente alcançariam a popularidade, ou ao menos, o seu nicho.
Sabemos que isso não é exatamente verdade.
A minha experiência recente no trabalho na Rede Minas me fez pensar numa nova versão para essa frase “be ready, if they come or not”.
A imagem no início mostra o crescimento, nos últimos meses, de um dos canais que admnistramos. O impacto do novo público e da nova visibilidade nos fez mudar rotinas, além de repensar e intensificar ações. Por outro lado, o bom trabalho que a equipe do núcleo digital já vinha desenvolvendo nos últimos anos (sem saber se um dia eles viriam ou não, ao menos nesse volume) facilitou a absorção do impacto. Digamos que a casa já estava arrumada e “azeitada” para quando eventualmente algo dessa proporção acontecesse.
Se você já tem uma casa estruturada (não importa o tamanho), quando o n´ovo público chega é muito mais fácil apresentá-la: “Bem-vindos. Aqui é o cômodo tal, nesse outro vocês encontrarão isso, etc”. Se não existe uma estrutura e um padrão, é provável que não será nem reconhecida como uma casa. Construir cômodos enquanto as pessoas destroem a sala é uma tarefa ingrata.